Sim, é possível.
Se aposentar no caso de possuir cardiopatia grave. Primeiramente, é importante saber o que é considerado cardiopatia grave para o INSS.
Para o INSS, cardiopatia grave é um tipo de insuficiência do coração, sendo essas divididas em: Cardiopatias agudas; Cardiopatias crônicas; Cardiopatias terminais.
- Cardiopatia aguda: é possível que está se torne uma cardiopatia crônica, e possui como principal característica uma evolução extremamente rápida, com uma evolução constante dos sintomas em um curto período de tempo.
- Cardiopatia crônica: ocorre quando há uma perda das funcionalidades do coração com o passar dos anos, de forma progressiva.
- Cardiopatias terminais: estes são os casos, em que o coração da pessoa não consegue mais bombear o sangue de forma correta para o restante do corpo. Sendo que, a única solução é um transplante de coração.
Quem possui alguma dessas cardiopatias graves, é possível se obter um auxílio-doença com conversão em aposentadoria por invalidez sem a necessidade de comprovação dos 12 meses de carência. Devendo apenas se enquadrar como segurado e possuir incapacidade para o trabalho, sendo permanente no caso da aposentadoria por invalidez, e temporária no caso de auxílio-doença.
Caso você tenha dúvidas, entre em contato conosco clicando no botão do WhatsApp na tela, para podermos te ajudar a obter o benefício.
Teremos o maior prazer em te atender.