A dúvida de quanto tempo leva para transformar
O auxílio-doença em aposentadoria por invalidez é comumente feita por beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Alguns beneficiários do INSS já perguntaram se após dois anos de auxílio-doença, o benefício virava aposentadoria por invalidez, fazendo com que, dessa forma, o primeiro tivesse esse tempo de duração. Contudo, essa informação é falsa, pois não existe um período exato.
O que acontece é que hoje, de acordo com a regra atual de prorrogação do auxílio-doença, o beneficiário pode fazer a prorrogação automática sem passar por perícia, quantas vezes for necessário. Sendo assim, o tempo máximo de duração é até quando o segurado esteja capacitado para exercer suas atividades.
Portanto, não existe um tempo para transformar o auxílio-doença em aposentadoria, pois depende da saúde do beneficiário do INSS e da possibilidade dele retornar ao trabalho. Tudo isso é analisado na perícia médica, que vai constatar as condições do segurado e definir se ele poderá ou não ter continuidade na incapacidade temporária.
Caso você tenha dúvidas, entre em contato conosco clicando no botão do WhatsApp na tela, para podermos te ajudar.
Teremos o maior prazer em te atender.